quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS

Boa noite galera! Bem resumidamente, esse texto fala alguns lugares onde os psicólogos podem atuar.



PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS

Prof Dr Eric Calderoni- Universidade Nove de Julho

Psicologia Clínica (consultório) – psicoterapia, atendimento que visa aumentar a felicidade das pessoas através do auto-conhecimento. Dependendo da abordagem do psicólogo, pode ou não incluir aconselhamento. Geralmente faz sentido quando a pessoa sofre, acha que tem responsabilidade no próprio sofrimento (por fazer algo que prejudica a si própria) e não entende bem por que faz isso (Exemplos: Por que sempre escolho namorados que não me tratam bem? Por que duro tão pouco nos empregos? Por que eu gasto mais do que ganho? Por que sofro tanto com o fato da minha mãe não me amar?). Muitas empresas usam a psicologia clínica em substituição à psicologia organizacional, contratando psicólogos clínicos ou, o que é mais freqüente, firmando convênios para o atendimento psicoterápico de seus funcionários. Quando muitos funcionários de uma empresa precisam fazer psicoterapia é provável que a empresa esteja causando sofrimento psíquico aos seus colaboradores. No entanto, ao invés de combater as causas deste sofrimento, a empresa prefere investir em tentativas de remediação, o que se mostra como tendo efeitos apenaspassageiros.

Orientação Vocacional – ajuda as pessoas a escolherem que profissão seguir, que curso escolher. A “gestão de carreiras” aconselha as pessoas, ajuda a prepararem currículos, orienta sobre os próximos passos para as pessoas atingirem seus objetivos profissionais.

Reinserção Social – ajudar pessoas com transtornos mentais graves a conseguir realizar tarefas básicas, não necessitando ficar internada. Ex: escovar os dentes, comprar pão, vender chiclete...

Psicologia Hospitalar (hospital) – Relaxamento; Orientação sobre drogas, sexo, gravidez, auto-exames; dar as más notícias.

Psicologia do Esporte – ajuda os jogadores a se motivarem, se concentrarem quando o time está perdendo ou quando o time está ganhando, a adquirirem espírito de equipe (pararem de ser “fominhas”).

Psicologia Jurídica – ajuda o juiz a decidir se os filhos devem ficar com a mãe ou com o pai, quando há separação de um casal. Decide se um assassino deve ser considerado insano e ir para o manicômio judiciário ou se deve ser considerado são e ir para o presídio de segurança máxima. Trabalha na reabilitação e no controle da recuperação de presos e internos.

Psicologia Política – Estuda como os eleitores decidem seu voto; o que leva as pessoas a participarem de movimentos, revoltas, etc. e como é sua participação nestes; técnicas de negociação e pressão; discriminação e preconceito contra grupos marginalizados.

Psicologia Comunitária – ajuda comunidades a se organizarem para produzir, reivindicar direitos, levar um estilo-de-vida mais saudável e outras

Psicologia da Comunicação – confecção de campanhas publicitárias, comportamento do consumidor, técnicas de influência

Psicologia Organizacional – estuda como aumentar a produtividade de funcionários. As principais sub-áreas são: seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento, motivação e desenho de cargos e funções.

Psicologia do Trabalho – estuda a influência dos diversos tipos de trabalho sobre a mente do trabalhador.

Psicologia da Educação – estuda como melhorar a aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário