sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ABORDAGEM, TEORIA E ESCOLA EM PSICOLOGIA

ABORDAGEM, TEORIA E ESCOLA EM PSICOLOGIA

            ABORDAGEM.  Do francês abordage = ação ou efeito de abordar, de encostar o navio com o bordo, com um dos dois lados da embarcação. Sentido figurado: 1- vir para perto de em qualidade, caráter etc; 2- ponto de vista acerca de uma questão, uma teoria, um sistema explicativo; 3- modo ou método de enforcar, de tratar, de lidar, de interpretar. Inglês: approach.


            ESCOLA.  Do grego scholé = descanso ou o que no repouso se fazia. Em Psicologia, também se usa o termo para indicar um grupo de teóricos ou pesquisadores que possuem e defendem certos pontos de vista particulares.


            TEORIA.  Do grego theoria = o ato de ver, examinar, considerar, contemplar; theoréo = observar, olhar com interesse, considerar com inteligência, assistir, derivado de théa, espetáculo, e horáo, ver. Um conjunto coerente e sistematizado de princípios e leis explicativas de determinados fenômenos. Também é usado para uma lei única que explica um conjunto de fatos. É importante considerar que a teoria nasce da prática e a modifica, num processo dialético.

Lannoy DorinNo Dicionário de psicologia – etimológico e holístico (em vias de publicação).   


POR QUE A DIVERSIDADE DE TEORIAS...

             “...as diversas teorias psicológicas, algumas até opostas, não fornecem uma explicação científica que possa ser considerada definitiva ou absoluta e, conseqüentemente, uma previsibilidade sobre o comportamento, mas essas teorias apenas alcançam as quase – verdades sobre o comportamento, isto é, cada teoria psicológica, nessa perspectiva, pode ser considerada fraca, porque nenhuma delas chega a conclusões que possam ser consideradas absolutas. Em outras palavras: se houvesse uma teoria psicológica que alcançasse o conhecimento absoluto, o que implicaria na aceitação ( no sentido científico) dessa teoria por todos que estudam Psicologia, anularia todas as demais teorias”.

 José Antônio Zago em Sobre comportamento e cogniçãoSanto André: ESEtec, 2002, p.214.

Nenhum comentário:

Postar um comentário