domingo, 6 de março de 2011

Psicologia da Gestalt - Ilusões de ótica

Gestalt

A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção.

Segundo a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interação entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.
 
O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.
Existe um tipo de ilusão de movimento que é uma ilusão ótica em que uma imagem estática parece se mover devido aos efeitos cognitivos da inteiração das cores, contrastes e posição das formas.
Alguns exemplos:
























Curtiu? Então comente aí!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário