domingo, 24 de outubro de 2010

Manual de dinâmicas

MANUAL DE DINÂMICAS DE GRUPO
Atendendo o pedido da galera!
Para baixar CLIQUE AQUI!

Voltamos!

Depois de ficarmos fora um tempinho entre provas e trabalhos, voltamos para postar coisas da psico.

Começando com um texto do renomado mestre Lannoy Dorin:




A FINALIDADE DA PSICOTERAPIA.

Lannoy Dorin.



Se os atos humanos fossem causados somente por processos mentais conscientes, que sentido teria a terapia de análise do seu existir?

Se nossos comportamentos fossem sempre causados por processos mentais conscientes, toda e qualquer ação humana seria tratada apenas em termos morais e legais.

Acreditar que a mente consciente está sempre dirigindo o comportamento, é atribuir a todos os seres humanos adultos o mesmo grau de discernimento dos fatos sociais e de sua conduta.

Para terem o mesmo grau de consciência de suas ações, todos os humanos deveriam ter o mesmo nível de formação intelectual, ou seja, ter a mesma educação e o mesmo acesso aos bens culturais. Isto é impossível, devido às diferenças individuais de base genética e às variáveis socioculturais, que diferem de uma para outra região.

Assim, temos de admitir que há ações humanas que ocorrem sem que seus agentes tenham consciência da causa delas. Como, muitas vezes, não têm das socioeconômicas do seu exitir. Logo, a denominada psicoterapia (tratamento psicológico) deve seguir em duas direções: análise do existir do cliente e da sociedade em que vive. No primeiro caso, o passado ajuda a entender o presente, mas é neste tempo que se vive. Por outro lado, o indivíduo com problemas psicológicos, sobretudo emocionais, e/ou desajustado no meio social em que vive, diariamente reelabora sua problemática. Desse modo, seu passado está sempre no presente, e ajudá-lo a libertar-se desse passado é a função do psicoterapeuta do psicólogo clínico. Ao mesmo tempo, este terá de levá-lo à avaliação crítica da sociedade e ao estabelecimento de um novo estilo de vida. Esta fase é a do posicionamento filosófico no mundo.

Pelo exposto, deduz-se facilmente que psicoterapia é um processo educativo, pelo qual se aprende a trabalhar, no presente e de modo positivo, com o que restou do negativo do passado. Concomitantemente, aprende-se a conviver com os semelhantes, dando um sentido positivo à existência. Este novo modo de viver anula o passado e ajuda a pessoa a responder ao seu questionamento atual: por que vivo?

A finalidade básica da psicoterapia é fazer o indivíduo reanimar a criança que traz no seu inconsciente sem ser criança, quer dizer, ser, na idade adulta, espontâneo, criativo e congruente, o que se comporta como pensa e sente.

A psicoterapia consiste em saber o que os complexos estão fazendo conosco. E a resposta, sabe-a muito bem o psicólogo clínico, normalmente está nos sonhos, cujas mensagens são analisadas no processo terapêutico.

E se a pessoa não quiser fazer psicoterapia? Ora, se ela estiver feliz com sua vida, não precisa mudar coisa alguma. E isto significa que encontrou as razoes do seu existir.

Como o leitor pôde perceber, somos defensores da psicoterapia individual, “a única que se justifica cientificamente”, como disse C.G. Jung. “ Todo desvio desta atitude significa terapia por sugestão, cujo princípio básico diz: o individual não importa perante o genérico” (Jung em A prática da psicoterapia, Vozes, 1988, p.3).